Atendendo Brasileiros Além das Fronteiras: Uma Jornada Psicanalítica no Exterior 🌎
- Carolina Carol
- 20 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Meu primeiro atendimento como psicóloga registrada aconteceu em 2019, com uma paciente brasileira que morava na Austrália. Ela se sentia ansiosa e deprimida com a nova rotina no país.
Essa experiência abriu minha visão para a percepção de que havia uma grande demanda de atendimento psicológico para brasileiros viviam no exterior e que faz diferença, sim, ser escutado por uma pessoa da mesma cultura e língua nativa.
Nos grupos do Facebook, havia muitas pessoas que formavam comunidades para estabelecer conexões, trocar informações, buscar ajuda e compartilhar todo tipo de situação que um brasileiro pode enfrentar fora do país.
Estes foram pontos de partida para meu envolvimento com as comunidades e para a busca de conexões em terras estrangeiras.
Dessas conexões, os pacientes eram pessoas de origens diversas e traziam demandas muito singulares. No entanto, estas histórias distintas se encontraram nos mesmos desafios e dificuldades nos períodos de adaptação a uma cultura nova, climas não tropicais, mudança de emprego, saudade da comida brasileira, família e amigos, entre várias outras faces do que é ser um brasileiro morando no exterior.
Cada ser humano possui suas próprias formas e arranjos para lidar com a escolha de ir morar em um país diferente. Esse é um processo de autoconhecimento que tem seu próprio ritmo de tempo e investimento.
Ter experiência com estes pacientes além das fronteiras brasileiras sempre me encantou e esteve presente desde o meu primeiro dia como psicóloga.
Desde então, transformei esse público em uma parte significativa do meu trabalho, e aqui compartilho com você um breve resumo do meu percurso clínico enriquecedor.
Qual é a sua história?






Comentários